O que é Fé? Quais os três elementos da Fé?

Prof. Marcos Fernando da Silva

O que é Fé? Quais os três elementos da Fé? Vamos ver!

(substantivo feminimo) 

 (do Latim fides) [XIII/XV] “confiança; esperança; convicção religiosa; crença; crédito”.

Agora vamos ler em Hebreus 11.1

(Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem.)  

Fragmentando, traduzindo e comentando o versículo:

Ora: (conjunção: assim sendo, logo, consequentemente, desta forma…) dando continuidade ao que foi afirmando no versículo anterior Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que creem e são salvos… logo, a fé é o firme...

“O escritor enfatiza e declara que os leitores cristãos (Nós) não estarão entre “os que” se inclinam para destruição”.

A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam: A é a certeza e garantia daquilo que se aguarda (espera); A fé não como um salto às cegas na escuridão. Mas como uma “certeza e confiança sem espaço para dúvida ou se duvidar”. 

“e a prova das coisas que se não veem”: Ou seja, é a convicção das coisas não vistas. (A fé bíblica envolve uma completa entrega de confiança em Deus; logo, ainda, não vemos o iminente, mas o enxergamos espiritualmente)

Completo: [desta forma, a  é a certeza e garantia daquilo que se aguarda e a convicção das coisas não vistas]

A , para quem exercita, outorga realidade e evidencia coisas que ainda não foram vislumbradas, tratando-as como se já fossem alvos visíveis, e não somente esperados.


Quais os três elementos da Fé?

Síntese Textual

Podemos mostrar, resumidamente, os três elementos da Fé.

O firme fundamento no versículo significa muito mais que uma simples ou trivial certeza humana; tal indubitabilidade não é fruto da lógica nem tão pouco da futurologia.  Ela está enraizada na Palavra do Eterno, logo tem o sentido de certeza inabalável, isto é, temos plena convicção de que servimos a um Deus oni(potente)(presente)(sciente), vale salientar que O adoramos não pelo que Ele faz, mas pelo que Ele é em essência! Pois o mesmo vela e zela por Sua Palavra (Cf. Jr 1.12; Is 43.13).  Sendo assim, a certeza é o primeiro elemento indispensável da genuína fé Nele e por Ele. (At 3.16; 1 Jo 3.2-3)

Das coisas que se esperam. A esperança é o segundo elemento essencial da fé. Esperança é consubstanciada na firme convicção de que aquilo que se espera ou se aguarda da parte de Deus há de se tornar real, independentemente das “situação, condição ou circunstância” que se possa estar passando. Exemplo bem enfático e ímpar foi o que acontecera com Abraão, mesmo fugindo da lógica humana, ele acreditou na promessa Divina que teria um filho com Sara já idosa. Ele tinha 100 anos e Sara tinha 90 anos quando Isaque (o filho da promessa) nasceu, confrontando todas as leis, já que após os 40 anos de idade, a chance de engravidar fica em torno de 1% ao mês. E além dela ser de alta idade e também por ser estéril. Vale relembrar que foram dois milagres, um pela idade e outro por ela ser estéril. Mas isso não impediu para que a promessa fosse alcançada.  Não foi à toa que Abraão levou o título de “o pai da fé. (Gn 11.30; 16.1; 18.11-12; 21.1-2; 25.21; 29.31) 

A prova das cosias que não se veem. O termo “prova” tem conotação de “convicção“, que é o terceiro e último elemento da fé. Nada de “visualização mental” como a confissão Positiva prega e mistifica tal prática. Mas sim, temos convicção nas promessas de Deus através de sua Palavra. (Jr 17.7).  

(As três primas da fé são: certeza, esperança e convicção)

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

Hebreus 11:6


Verdades Práticas

O justo viverá da (Hc 2.4/Rm 1.17/Hb 10.38

Pequena (Mt 6.30)

Grande (Mt 15.28)

que salva (Mt 9.22)

que remove montanhas (Mt 21.21)

Esperando o que não se vê (Rm 8.25)

pelo o ouvir (Rm 10.17)

Viver da (Gl 3.11)

A é o escudo (Ef 6.16)

A sem obras é morta (Tg 2.14;17)


Artigo Produzido Por: Prof. Marcos Fernando da Silva

Link direto para o YouTube: https://vamosver.info/O que é fé

Comentários