O que é Esperança[r]? Quais os passos da vitória?

Prof. Marcos Fernando da Silva

O que é Esperança[r]?

Qual a diferença entre “Esperança” do verbo esperar e “Esperança” do verbo esperançarVamos ver!


Esperança (s. f: sinônimo de confiança “do verbo esperar)

… é confiar, ter , acreditar, aguardar e ter expectativa. 

É uma sensação de pura confiança de quem como realizável aquilo que tanto deseja, pois está interligada a Confio, logo espero, pois tenho !

Esperançar (verbo transitivo direto e pronominal, sinônimo de “agir)

… é agir, planejar, almejar, buscar, sonhar, ou seja, é ir atrás e não desistir!

esperançar


Para se alcançar algo da parte de Deus o que devemos fazer? Quais os passos? Vamos desmistificar e ver!

O primeiro passo é entregar nas mãos de Deus e aguardar a vitória, o segundo é continuar confiando e buscando a realização!  

  • Pois o primeiro passo da vitória é esperança e o segundo é esperançar!
  • O primeiro mostra nossa convicção e o segundo nossa motivação!
  • Esperança é visualizar a vitória (a reação) e esperançar (ação) é torná-la real
  • Para se alcançar, verdadeiramente, a colheita (esperança) devemos plantar (esperançar), assim devemos plantar para se colher!

Fatos da realidade!

Diante de situações problemáticas e dias difíceis que parecem não ter um fim definitivo, o que a maioria diante disso deseja fazer? Exato! Grande parte tende a abandonar tudo, desistir e chutar o balde! Agora, quem foi que disse que sucesso é nunca cair ou olhar para trás? 

esperança

Pagar o preço do sucesso significa aprender a ter esperança de dias melhores e esperançar um “futuro, caminho ou destino melhor!” Para o cristão experiente, sua memória é afiada Lm 3.21 (Trago a memória aquilo que me dá esperança) O que nos dá esperança? Crer em um Deus que não nos deixa só durante as batalhas, provações, tentações ou testes da vida e estar disposto a nos abençoar, desde que tenhamos em sua Palavra! Pois o mestre sempre fica em silêncio quando seus alunos (filhos) estão passando por uma prova (teste).

olhar para trás

O Salmos 125.1 é seu suplemento diário! (Os que confiam no SENHOR são como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre. Os que têm esperança em Deus, não se abalam diante das adversidades, mas permanecem (firmes, crendo e esperando) para sempre.) É isso que nos traz a memória e nos dá esperança! Filosofia barata é dizer que não devemos olhar para trás! Nossa Filosofia Cristã nos diz que “olhar para trás nos faz perceber e valorizar o quanto andamos e, mais ainda, honrar a quem nos levantou sempre! Deus!”

Pois sabemos que não somos, não podemos nem temos, mas temos um Deus que é, que pode e tem!  Então, não desista de querer vencer, ou mesmo desista de querer desistir! As sagradas Escrituras nos mostra que é feliz aquele que deposita sua confiança e esperança no Senhor, pois certamente almejará a vitória“Espero no Senhor com todo o meu ser, e na sua palavra ponho a minha esperança (Salmos 130:5). Infelizmente, muitos só esperam e não fazem nada! Não movem um dedo de ação (esperançar) para que se alcance a reação (esperança)! Não fazem por onde merecer nem acontecer! Acham que Deus irá providenciar aquilo que eu e você formos capazes de tornar possível! Deus confia em nós, por isso nos deu capacidade! Deus não moverá um dedo naquilo que eu e você formos capazes de fazer! Mas moverá céus e terra para cumprir e tornar o impossível realizável na vida daqueles que confiamesperam no Senhor!

“Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor.” (Jeremias 17:7)

Crer, logo se esperaA esperança do Cristão é um olhar futurístico das promessas, baseado nas convicções e confiança através da ! Esperança é consubstanciada na firme convicção de que aquilo que se espera ou se aguarda da parte de Deus há de se tornar real, independentemente das “situações condições ou circunstâncias” que se possa estar passando. Visto que a , para quem exercita, outorga realidade e evidencia coisas que ainda não foram vislumbradastratando-as como se já fossem alvos visíveis, e não somente esperados. “Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua benignidade, para os livrar da morte, e para os conservar vivos na fome.” (Salmos 33.18-19)

“Porque na esperança fomos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.” (Romanos 8.24-25)

É relevante enfatizar que a natureza da esperança diz respeito ao futuro! Logo, esperar o que se vê, não é esperança! Saiba que Deus contempla nossa confiança, esperança, convicção e fé! Por menor que seja, Ele vislumbra e recompensa, pois Ele não deve nada a ninguém! 


7 coisas que todo Cristão deve saber!

1 – Quem espera em Deus aprende a entregar a vida em suas mãos; o Salmista diz: “Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá” (Salmos 37:5). Esperança que faz Deus agir e você alcançar!

2 – Quem espera em Deus aprende a lançar  ‘seus sonhos, problemas, projetos, dificuldades…‘; em suas mãos. o Salmista diz: “Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele que é o meu socorro, e o meu Deus.” (Salmos 42.11). Esperança que faz Deus te dá vitória e você louvar!

3 – Quem espera em Deus  renovarão as suas forças, subirão, correrão e caminharão! O profeta Isaías diz: “Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão. (Isaías 40.31). Esperança que faz Deus te dar todo conbustível necessário para cumprir as promessas!

4 – Quem espera em Deus aprende a reconhecer que o Senhor é refúgio e estudo! O Salmista diz: “Tu és o meu refúgio e o meu escudo; espero na tua palavra.” (Salmos 119.114). Esperança que faz Deus ser tua proteção e teu consolo!

5 – Quem espera em Deus tem consciência dos estágios da vitória que vai da tribulação até a esperança. O apóstolo Paulo diz: “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança. (Romanos 5.3-4). Esperança que faz Deus te tornar tolerante e habilidoso!

6 – Quem espera em Deus  sabe que seu auxilio por misericórdia está no Senhor. O profeta Jeremias diz: “A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto, esperarei nele. (Lamentações 3.24). Esperança que faz Deus mostrar sua misericórdia e bondade!

7 – Quem espera em Deus é guiado pela verdade e o aguarda todo o dia; o Salmista diz: “Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação; por ti estou esperando todo o dia. (Salmos 25.5). Esperança que faz Deus te salvar!


A filosofia do mundo diz que a esperança é a última que morre; mas na verdade, na ótica cristã, nossa esperança está em Cristo! Logo, nunca morrerá! Pois já morreu e ressuscitou! 


Artigo Produzido Por: Prof. Marcos Fernando da Silva

Link direto para o YouTube: https://vamosver.info/O que é esperança

Comentários